sábado, 16 de janeiro de 2010

Um exemplo de superação




Quem vê Valter Silva, 79 anos, fotógrafo, nascido e residente em Cachoeira (BA) hoje, não imagina que no passado ele sofreu de problemas com o álcool. Coordenador do grupo Nova esperança dos Alcoólicos Anônimos (AA) da cidade de Cachoeira no recôncavo da Bahia, seu Válter, como hoje é conhecido por todos, ajuda outras pessoas que como ele luta contra o vício.
Seu Válter contou que começou a beber ainda muito jovem, aos 16 anos por influência dos amigos nas festas que costumava frequentar em sua juventude. Aos 35 anos já era considerado um alcoólatra, o que fez sua família sofrer muito, pois segundo ele, o alcoólatra é orgulhoso e prepotente.
Quando finalmente decidiu parar de beber, em 1989, seu Válter procurou o grupo Alcoólicos Anônimos da cidade de Salvador e começou o seu tratamento, que depois deu continuidade em Cachoeira, contando com o apoio da família. O grupo do AA segue o programa de 12 passos e tem como principal instrumento o Livro Azul – escrito por dois “ex-alcoólatras” americanos. Segundo ele, o AA é um hospital e uma escola ao mesmo tempo e eles não condenam quem fabrica ou quem consome o álcool, condenam apenas quem não sabe beber. Acrescenta ainda que o alcoolismo é uma doença séria e o doente precisa de apoio e força de vontade para combatê-la, o que nem sempre ocorre pois muitas famílias escondem o problema.
Já faz 20 anos que seu Válter parou de beber, mas sua luta diária contra o álcool continua, como ele mesmo diz: o alcoolismo não tem cura e por conta disso é preciso ainda hoje evitar e resistir ao primeiro gole. A maturidade ensina muito e hoje ele aconselha os jovens a não exagerarem na bebida, há outros meios de se divertir sem precisar beber, afinal o álcool é a segunda doença que mais mata no mundo atualmente. Com a sua aparência saudável, jeito tranquilo, voz mansa e baixa, seu Válter transmite uma serenidade e sabedoria que toca quem o ouve falar com tanta precisão e sentimento sobre a sua vida. É um grande exemplo de força de vontade e superação que hoje ajuda tantos outros que se encontram na situação que ele já passou. O AA de Cachoeira funciona todos os domingos e tem sede no centro espírita Obreiros do bem, atualmente 12 pessoas freqüentam as reuniões.


LARISSA ARAÚJO

Nenhum comentário:

Postar um comentário