sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Questão ambiental e higiene em Cachoeira

Quem passa por Cachoeira entre 15h e 16h30min pode observar os sacos de lixo nas calçadas da cidade, portas das casas e entradas de ruas. Esse é o horário que, de segunda a sábado passa pela segunda vez, o caminhão da coleta de lixo. O programa de limpeza da cidade conta além coleta de lixo, com o auxílio de garis que varrem as ruas também de segunda a sábado.
Sempre presente nas metrópoles brasileiras, a poluição atinge também cidades do interior. Segundo alguns moradores e comerciantes da cidade, Cachoeira tem um programa de limpeza razoável e só não é melhor por conta dos próprios cachoeiranos. É necessária a conscientização por parte da população, apesar de haver a coleta do lixo duas vezes por dia (manhã e final da tarde) e dos garis varrerem as ruas da cidade, as pessoas jogam sujeira no chão.
De acordo com Patrícia Santos, muitas pessoas colocam o lixo doméstico nas portas de casa após o horário estabelecido para o caminhão recolher, os cachorros acabam rasgando os sacos espalhando assim o lixo pela rua. Nas ruas mais estreitas e nos becos a sujeira é um pouco maior, pois a passagem do caminhão fica impossibilitada de acontecer.
Um comerciante da rua principal diz que o problema com o lixo já foi maior, hoje com a nova administração da cidade a melhora foi visível. Após a feira, todos os dias, os garis fazem o seu trabalho varrendo e limpando a rua principal.
O maior problema de poluição na cidade é com o rio Paraguassu, as pessoas que transitam pela ponte e pela orla jogam lixo lá. Apenas em um dia do ano há um movimento em prol da limpeza e conservação não só do rio, mas da questão ambiental como um todo, segundo Patrícia Santos. Apesar dessas questões, a população cachoeirana em geral considera a cidade agradável e não vêem muitos problemas na sua conservação e limpeza por parte dos programas da prefeitura.
A comerciante Laís considera o trabalho da prefeitura eficaz, mas afirma que os cachoeiranos precisam contribuir para que a organização e a higiene da cidade sejam mantidas, ela alega ser necessário haver mais movimentos e um programa de conscientização ambiental para que a cidade fique ainda mais agradável.


LARISSA ARAÚJO

Nenhum comentário:

Postar um comentário